↧
As primeiras açucenas deste ano.
↧
Açucenas aos molhos no mês de maio.
Por serem de fácil cultivo e terem a floração nesta altura do ano, em que o jardim se prepara para mais um sono estival, tenho vindo a aumentar o número destas plantas no jardim.
Neste momento existem centenas destas brancas flores perfumadas, mas, como sou insatisfeito por natureza, já ando a pensar em plantar mais umas quantas no próximo outono. Felizmente, há sempre uma ruína onde posso ir buscar mais.;-)
Bem sei que já me repito nos posts, mais nunca é de mais mostrar o que de mais belo a natureza tem...
↧
↧
Mais uma vez de volta à estufa das estrelícias
O jardim do Ludgero, "dedicado" a plantas suculentas, mais uma vez recebeu mudas de estrelícias (Strelitzia reginae). Fomos buscá-las à estufa da família, para plantar junto da nova escada que está em construção.
Esta estufa, que se dedica à venda de flores, é talvez a maior que temos por cá, e onde facilmente podemos obter enormes plantas, fáceis de transplantar e de cuidar. Sou um apaixonado por estrelícias e dificilmente consigo imaginar um jardim sem esta planta. Mais difícil é descrever o que sinto sempre quando vou a esta estufa e penetro nesta "floresta" composta por esta plantas.
Com mais este transplante, não só se alterou o aspeto do espaço como, pouco a pouco, o vai tornar ainda mais exótico. Acho que valeu a pena o esforço envolvido, que contou, desta vez, com uma ajuda extra do Luís Costa, com quem andei a transplantar uns Agaves no outro dia e que aqui mostrei num post.
A propósito de belas estrelicias, esta estufa começou há pouco tempo a fazer venda de mudas a preços muito em conta. Localizada próximo de Vilamoura, não só vende mudas como também as flores, e acreditem que é o local mais barato que conheço... Quem tiver interesse, poderei fornecer contactos.
↧
Foto do dia: romãzeira em flor
A romãzeira está mais uma vez florida. É uma das árvores de fácil cultivo que gosto de encontrar em jardins. Esta encontra-se no pátio principal da Catita, junto a uma zona de refeições. Em setembro, aquando das primeiras romãs, basta esticar o braço e colher a sobremesa. Mais fresco seria impossível...
↧
As Flores lilases do jacarandá do jardim
Cada vez maior e, ano após ano, mais e mais florido... maio é o mês da floração dos jacarandás. Gosto muito desta árvore originária do Brasil.
↧
↧
Mais uma vez de volta...
Digamos que estive de férias e que posso estar prestes a mudar muita coisa na minha pacata vida, mas ainda não chegou a hora para comemorar, não vá o diabo tecê-las...
Gostava de aproveitar este post para mostrar uma novidade do lago e que está em plena floração, o poejo (Mentha pulegium). Com uma floração densa e um aroma inconfundível, esta é uma das nossas ervas aromáticas perfeitamente adaptada às margens dos lagos. Fiquei feliz com esta minha escolha, e tem feito muito sucesso entre os hóspedes da Catita, .
Esta foi uma semana para mais uma tentativa de polinizar as enormes flores da pitaia do estacionamento e de provar as primeiras uvas da entrada da casa.
É bom estar de volta e, já agora, BOM FIM DE SEMANA.
↧
Foto do dia; Pormenor do jardim
↧
As hortênsias e a minha primeira viagem aos Açores
Acho que em nenhum outro local do mundo a hortênsia (Hydrangea macrophylla) é usada desta forma. Nos Açores, para além de ser usada como planta ornamental, e também largamente usada em sebes entre as quintas, terrenos agrícolas e ao longo de muitos quilómetros de estradas e caminhos. Um verdadeiro encanto.
↧
Lagoa das Furnas em S. Miguel (Açores)
↧
↧
Alguns exemplos da arquitetura popular do Pico
Um dia destinado às belezas da ilha do Pico não chega, sobretudo se esse dia é de chuva. Mesmo assim, deu para percorrer de carro e observar algumas das características da sua paisagem natural e humana. Gostei particularmente das casas tradicionais, construídas em pedras vulcânica preta, e em que as juntas são rebocadas e depois caiadas ou pintadas de branco, criando um contraste muito interessante com a paisagem envolvente.
Infelizmente, por razões de mau tempo, não conseguimos ver a montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal com 2351 metros.
↧
Ainda S. Miguel, Açores...
Esta minha primeira visita ao arquipélago dos Açores deu-me a conhecer talvez um dos mais belos locais do mundo. A riqueza patrimonial, a simpatia das suas gentes, a beleza natural e o seu relativo isolamento, encantaram-me desde o primeiro dia.
De regresso ao Algarve e em pleno mês de agosto, com toda a confusão que se vive no Sul com gentes de férias por cá, penso muitas vezes, ao longo do dia, nos momentos fantásticos vividos nas ilhas, e sinto uma imensa vontade de regressar a este paraíso verde no meio do Atlântico.
Esta é a minha última seleção de fotos que posto sobre os Açores... por agora. Espero que tenham gostado.
↧
Foto do dia; chalé de Sinta e seu jardim
↧
Cores de Sintra num dia de verão
↧
↧
Finalmente o outono...
Com o jardim a acordar mais uma vez, após um longo período quente e seco, volto a encontrar motivos para regressar a este blog.
No dia em que mais uns amigos partem, a Chantal e o Danny, um casal belga completamente apaixonados pela nossa cultura, e que tivemos o privilégio de conhecer e receber na Catita, o jardim deu as boas vindas ao outono com centenas de Amarilys Belladonna, perfumando e encantando quem passa. E na semana em que a pitaia exibe também um único belo fruto vermelho, o outono não podia começar melhor!
↧
Uma nova e fantástica "Praia da Coelha", Albufeira.
Acompanhei, durante esta última semana, os trabalhos realizados na "Praia da Coelha" em Albufeira, que consistiram em aumentar o pequeno areal existente. Após a conclusão do projeto, o difícil é acreditar que se trata da mesma praia, transformando-a, talvez, numa das mais belas do país.
Agora só falta ser descoberta por um qualquer jornalista estrangeiro, para ser tornada na mais bela praia de falésias do mundo... ;-)
↧
Mais uma casa algarvia dos anos 30
Há alguns dias fotografei este excelente exemplo de aquitetura algarvia, a norte de cidade de Loulé, na estrada para Querença. Fico sempre encantado com estas fachadas escaioladas. Neste caso, e infelizmente, a pintura está em muito mau estado e, tal como muitas outras casas escaioladas existentes no Algarve, a sua recuperação é sempre muito difícil.
Neste caso em concreto, a casa está à venda, e, na melhor das hipóteses, a fachada será refeita e pintada de uma só cor, perdendo-se, assim, esta pintura única que marcou o gosto dos anos 30.
↧
Sejam bem-vindos à "minha praia"
↧
↧
Lá para os lados da "minha" praia...
↧
Romãs para comer mais tarde
↧
Eu e as pedras
Não há viagem que faça e que não traga mais uma pedrita ou calhau de alguns quilos no "bolso", para acrescentar à coleção existente no jardim. A última foi um pedaço de lava preta com alguns kg que veio da ilha de S. Miguel (Açores).
Para além da sua beleza natural, que tanto aprecio, e de achar a presença delas num jardim imprescindível, cada uma ficou associada a um momento muito feliz na minha vida.
Isto tudo para concluir, mais uma vez, que sou um apaixonado por belas pedras.
↧